sexta-feira, 22 de julho de 2016

Resenha do filme: Como Eu Era Antes de Você




Gênero: Romance/Drama/Comédia
Duração: 110 minutos
Ano: 2016

Sinopse: Rico e bem-sucedido, Will leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar a rua em um dia chuvoso. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais. É neste contexto que Louisa Clark é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.
Como Eu Era Antes de Você (Me Before You) é um filme de drama romântico baseado no best-seller mundial de Jojo Moyes e roteirizado pela mesma e dirigido por Thea Sharrock. O filme conta a história de Louisa Clark (Emilia Clarke), uma jovem sem ambições na vida. Quando o café onde trabalhava fecha as portas, ela consegue um emprego como cuidadora de Will Traynor (Sam Claflin), um milionário que ficou tetraplégico há dois anos após um acidente. Aos poucos, um acaba mudando a vida do outro.


Há algum tempo o cinema vem investindo em produções, que mostram as dificuldades enfrentadas por pessoas, paraplégicas, tetraplégicas ou com câncer, assim também como o relacionamento amorosos entre uma cuidadora e seu paciente. Não é segredo que essas produções fazem muito sucesso, mas Como Eu Era Antes de Você, tem um “quê” a mais, que o torna especial. Os personagens são maravilhosos, Louisa é a alma do filme, o raio de sol que clareia o mundo obscuro de Will, ela com sua personalidade adorável e seu figurino excêntrico nos conquista logo de início com suas risadas e seu humor cômico.


“Você só tem uma vida. É seu dever vivê-lá o mais plenamente possível.”
- Will Traynor



Emilia Clarke nos mostra que ela não é apenas a mãe de Dragões de Game of Thrones, e que Louisa não é brilhante nem possui grandes atributos. Ela é uma pessoa comum, que enfrenta problemas financeiros e vive a vida com um comodismo que não a incomoda nem um pouco e que já abriu mão de coisas por um bem a maior. Não tem nada de impressionante nesse filme, que vai nos fazer querer mudar o mundo.


Não é nada que já não tenhamos visto um milhão de vez, o que realmente importa, que pelo menos para mim foi um diferencial, que tornou esse filme especial, foram os atores, que interpretaram quase que perfeitamente os personagens da obra original, as cores quentes da fotografia e as belas paisagens do interior da Inglaterra, tudo isso deslumbra qualquer público.


Will Traynor apesar de ser, arrogante, prepotente e esnobe, e carismático o suficiente para que o público se apaixone por ele. Os diálogos sarcásticos entre Will e Louisa são maravilhosos, é ótimo ver o contraste entre o cinismo dele é a alegria contagiante dela. 


 O romance, pode parecer clichê, mas evita se torna um. O filme pode ser um romance, mas temos tudo na medida certa, o amor ainda que seja o foco, não é a solução de todos os problemas, a trama mostra que nem só de amor vive o ser humano.





“ Sabe de uma coisa Clark? Você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama.”
- Will Traynor


A muito tempo eu não via uma adaptação tão fiel, Como Eu Era Antes de Você deixa pouco a desejar. No geral o único erro deles foi em relação ao Will, eles não souberam mostra toda a dor e sofrimento que ele estava passando, não verdadeiramente. 


Transformaram o Will em uma pessoa completamente egoísta em sua decisão no final do filme, porque não ficou claro todas as razões que o levaram a toma a decisão que ele tomou. O que gerou uma certa polêmica logo que o filme estreou.


O filme tem um clima completamente autêntico e um ambiente extremamente aconchegante. Desde da saída do primeiro trailer, já sabíamos que muitas lagrimas iam rola, mas não se preocupem, esse filme vai te fazer chora, mas primeiro você vai rir muito.

Quando eu era pequena... minha roupa favorita era minha meia-calça de abelha.
- Louisa Clark


“ Eu me tornei uma pessoa totalmente diferente por sua causa.”
- Louisa Clark








2 comentários:

  1. Oi Yara,
    Adorei a resenha!
    Também vi o filme e amei <3.
    bjs

    http://www.entrepaginasesonhos.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Joyce,
    Que bom que você gosto. Tanto o filme quanto o livro, são ótimos.
    :)

    ResponderExcluir

 renata massa